25 abril, 2011

Pizza - Máquina de Fazer Pão

Logo que descobri a DC aqui em casa pensei: 'se não posso comprar pão na padaria, compro uma máquina de pão e faço meus pães em casa!'. Doce ilusão, não é tarefa fácil fazer pães sem glúten na máquina de pão (pelo menos eu, ainda não acertei muitas receitas).
O que indica que nas primeiras semanas eu joguei no lixo toneladas de farinha de arroz, fermento, amido de milho, fécula de batata, leite, ovos, manteiga e por aí vai. Isso sem falar na energia -tanto a da Cemig quanto a minha.
Depois de tantas tentativas frustradas, resolvi guarda a máquina na caixa e lá ela ficou até um desses finais de semana de abril quando resolvi, depois de já ter adquirido alguma experiência na cozinha sem glúten, tentar fazer alguma coisa. Saiu pães comiveis, mas não publicaveis no blog e pra minha alegria a massa de uma pizza que ficou bem crocante. Vamos a receita!

Ingredientes:
1 copo de água
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo vegetal
1 e 1/2 copos de farinha preparada (Beladri, Amina ou a mistura feita em casa)
1 copo de farinha de arroz
1 colher de chá de fermento biológico seco

Preparo:
Adicione os ingredientes na ordem acima. Escolha a opção de pães de 600g (na minha máquina é de 750g). Ciclo massa. Observe se após a segunda mistura a massa esta muito seca ou molhada, se for preciso acrescente mais uma colher de sopa de farinha de arroz ou uma colher de sopa de aguá, até você perceber que a massa esta homogênea. Quando o ciclo terminar, retira a massa da máquina e abra com o auxilio de um rolo direto na forma de pizza. Coloque molho de tomate, recheie a gosto e leve para assar em forno médio pré aquecido.

2 comentários:

  1. Olá, faço essa receita usando a medida do copo da maquina de fazer pão, você pode usar o mesmo parâmetro.

    ResponderExcluir