21 novembro, 2013

Eletrodomésticos que facilitam nosso dia a dia

Quem gosta de cozinhar adora utensílios para a cozinha, ao menos eu AMO, e quando se cozinha sem glúten esses utensílios muitas vezes deixam de ser um mino na cozinha e passam a ser essenciais para facilitar o dia a dia. Além de utensílio como formas, espátulas, fues, cortadores, sacos de confeitar, luvas, pratos para bolos, tigelas, etc. existem alguns eletrodomésticos que são desejo de consumo de muitos cozinheiros sem glúten!

Quando descobri a Doença Celíaca aqui em casa a primeira coisa que pensei foi: "se não posso comprar pão na padaria eu faço em casa", foi então que comprei a máquina de fazer pão. Minha primeira aquisição para a nova vida sem glúten.
Depois de uma pesquisa rápida, levando em consideração preço, marca e funções, comprei a Le Pain da Arno. No começo os pães ficaram horríveis e haviam poucas receitas pra se testar.  Hoje a gente encontra várias receitas não só de pão, mas de bolos e até pizza como essa aqui que faço sempre, além de programar a máquina e acordar de manhã com aquele cheirinho gostoso de pão pela casa ... humm


Existem várias opções de máquina de fazer pão no mercado como as da Britânia, Cadence, Mondial e até máquina de fazer pão com a função pão sem glúten. 

Outro eletrodoméstico que me ajuda muito no dia a dia é o multiprocessador. Nele eu trituro castanhas para fazer farinha, moo a carne par fazer hambúrguer -tem uma receitinha aqui, desfio frango para rechear pães e tortas, faço poupa das frutas e congelo, ralo queijo, enfim uma infinidade de coisas.  

Super indispensável numa cozinha glúten free é a batedeira! Tenho uma simples da Arno mas ando sonhando com uma planetária. Algumas receitas ficam 'pesadas' para se preparar na batedeira simples.

O forninho, ou forno elétrico também facilita muito o dia a dia pois com ele posso programar o tempo de preparo dos alimentos e ajustar o forno a temperaturas mais baixas, além de poder assar/aquecer porções pequenas das delícias sem glúten congeladas que tenho no freezer.
ps. depois que voltei de São Luis comprei um forno de embutir que tem todos essas funções com a vantagem de ser a gás!

Outros eletrodomésticos que ainda não tenho mais estou pesquisando e sonhando em comprar são:
Máquina de Waffle, Máquina de Cup Cake, Fritadeira Elétrica Sem Óleo e a bisnaga para fazer churros.
Com a dificuldade de comer certas coisas fora de casa acredito que esses eletrodomésticos deixam a vida do celíaco mais fácil e oferece a ele comidinhas que se não forem feitas em casa é praticamente impossível se encontrar sem glúten, com a vantagem de ser mais saudável e ter um ingrediente que só as preparações feitas em casa tem: o CARINHO!

Quais eletrodomésticos você considera indispensável numa cozinha sem glúten?



Nenhum comentário:

Postar um comentário